As cerimônias de despedida são momentos que contém um misto de sentimentos por parte de familiares e amigos. Neste instante, diversas formalidades definem a despedida de um ente querido, entre elas o funeral e o velório. Ambos envolvem um sentimento de vazio por parte de todas as pessoas envolvidas, porém são expressões com características diferentes e podem causar dúvidas para quem vive a situação.
O que é um velório?
Quando ouvimos a expressão “irei ao velório”, significa que a pessoa velará, cuidará, estará perto ou presente. É o último momento destinado para demonstrar sentimentos diante do falecido, compartilhar abraços, prestar as honrosas homenagens e assimilar o fechamento de um ciclo.
Os velórios são tradicionais e acontecem nas mais variadas culturas e religiões, com os mais diferentes espaços e tempos de duração.
Com o intuito de tornar esse momento um pouco menos doloroso, empresas do segmento funerário estão investindo em tecnologias e atendimento humanizado, buscando confortar e acolher pessoas que passam por esta experiência.
Porque é importante acompanhar um velório?
Diante das diversas fases da vivência do luto, podemos ver o quão importante é o velório, pois permite a todos prestar suas últimas homenagens como um encerramento de ciclo que compreende o nascimento, o desenvolvimento e a morte.
Notamos inúmeras pessoas que convivem com a dor da perda, muitas delas não puderam comparecer ao velório e prestar suas homenagens.
Possibilitar a participação àqueles que neste momento não podem estar presentes pessoalmente é um ato de acolhimento e uma necessidade que cresce cada dia mais.
Familiares e amigos muitas vezes não conseguem se deslocar para participar das cerimônias de despedida, seja por morarem ou trabalharem longe, ou mesmo por condições de saúde ou trabalho. Assim, cemitérios, crematórios e funerárias, buscam por meio de transmissões online levar acolhimento a todos que não podem estar presentes fisicamente.
E o que é o funeral?
O termo funeral tem características mais abrangentes. Envolve todas as etapas, desde a contratação dos serviços, as homenagens, assim como a escolha entre sepultamento e cremação.
Neste caso, a família designa um responsável legal para fazer os contatos e os trâmites burocráticos com a empresa do segmento funerário e a partir desse momento, são tomadas as decisões sobre horários, local, homenagens e encerramento.
Assim como o velório, o funeral também possui diferentes formatos de acordo com crenças e regiões.
No Brasil por exemplo, é mais comum que todo o processo seja concluído em até 24 horas; já nos Estados Unidos, costumam ser necessários no mínimo 4 dias até o sepultamento ou cremação.
Independente da forma, cultura ou crença, é imprescindível que todos possam assimilar e compreender a partida.
Buscamos sempre valorizar a vida e honrar as histórias, permitindo a todos os enlutados a participação nesta considerável e respeitável etapa. E neste contexto, a tecnologia de velórios online contribui diretamente ao promover acolhimento e inclusão.
Se você representa uma empresa do segmento funerário, conheça a Adiaŭ e confira todos os diferenciais da nossa solução.
*Artigo escrito por Beatriz Regina Brixner – Equipe adiaŭ