Lidar com o momento da despedida ou passagem para outro plano de um ente querido ou amigo próximo é muito delicado.  Apoiar a família e ajudá-los na elaboração do luto é imprescindível, e uma das formas de proporcionar uma experiência para amenizar a dor e eternizar as boas memórias, é através da cerimônia de despedida e homenagens.

Do que se trata esta cerimônia?

É um momento singelo e solene, na presença de amigos e familiares, no contexto de um velório, presencial ou online transmitido através da tecnologia Adiaŭ, onde é feita a leitura carinhosa de uma carta de homenagem, dentre outras ações honrosas.

Esse momento é enriquecido de forma genuína, através do acolhimento feito pelas pessoas que atuam profissionalmente no local, com músicas solenes que abraça os corações saudosos, trazendo conforto e amenizando a dor de forma sensível.

É a última oportunidade que a família tem para se despedir e honrar seu ente querido, e faz toda a diferença! É um momento cheio de significados, que é eternizado nos corações, os momentos de alegria, o legado e infinitas histórias que jamais serão esquecidas.

  1. Comece por aqui

A primeira ação a fazer é efetuar contato com a família e estabelecer uma conversa acolhedora, com o objetivo de conhecer melhor a história do seu ente querido e suas preferências através de perguntas personalizadas e específicas.  

É um momento importante e sensível, exige-se preparo pra tal.  Quanto mais o familiar se sentir acolhido e cuidado, melhor será a sua experiência, além disso, existe o objetivo de obter o máximo de informações personalizadas possíveis para que a cerimônia seja significativa e memorável.

  1. Sobre as crenças religiosas

É imprescindível respeitar as crenças religiosas.  Essa informação direciona o rito religioso que deverá ser adotado no decorrer da cerimônia.

  1. Definir o local da cerimônia

É importante orientar a família da melhor forma e com segurança, sugerindo locais específicos, seja do mais simples ao luxuoso para que possam escolher um local que seja relevante e faça sentido para o ente querido que será homenageado. Desde uma simples sala de homenagem a salões nobres em locais com estruturas planejadas para sediar um evento tão solene.

  1. Apoie a família na comunicação pública

A comunicação ou divulgação do local da cerimônia presencial ou transmissão ao vivo do velório, com informações como: nome completo do ente querido, data de nascimento e “partida”, horários de inicio e fim do velório, local do sepultamento e outras homenagens é de suma importância.  Para isso você pode produzir um banner personalizado e compartilhar com a família, para seja divulgado nos grupos dos familiares e amigos, bem como em suas redes sociais.

  1. Organize a cerimônia

Lembrando que esse é um momento delicado onde não se pode errar, pois é a última oportunidade que a família e amigos terão de se despedir de seu familiar.  Os profissionais, cerimonialistas e toda equipe, envolvidos na organização e entrega da cerimônia serão a “voz” da família, por isso exige-se todo cuidado e sensibilidade aos detalhes, pois estes irá fazer toda a diferença.

Abaixo alguns protocolos a serem executados

a) – Definir com a família o horário de início  e fim da cerimônia

b) – Abertura da cerimônia e saudação aos presentes no local e aos que tiverem participando via transmissão ao vivo veiculada através da tecnologia Adiaŭ

c) – Leitura sensível ou interpretação natural da carta de homenagem personalizada, contendo as características, predileções, hobbies, rotinas de lazer e de convívio com a família, dentre outros detalhes personalizados.

d) – Definição da participação de autoridades eclesiásticas para o momento das orações, preces e reflexões, sempre respeitando as crenças religiosas.

e) Execução de músicas em variadas formas, entre elas a predileta do ente querido.

f) Veiculação de vídeos personalizados contendo fotos do ente querido que remeta a momentos significativos e de alegria na presença de familiares e amigos

g) Soltura de balões, chuva de pétalas, etc.

h) Fechamento honroso da urna.

Para finalizar

Para que a experiência dos familiares e amigos seja genuína e transformadora no decorrer de todo acolhimento e cerimônia, é importante que os profissionais que têm a responsabilidade dessa nobre entrega, tenham  coraçôes sensíveis e compassivos.  

É importante entender o propósito da cerimônia, não fazer de qualquer jeito, faça com amor, pois só assim haverá transformação no ambiente e a experiência de todas as pessoas presentes será de ressignificação e serão eternizados as boas memórias e um sentimento de que no momento mais difícil da vida, eles puderam contar com pessoas que se importam com a dor do próximo e isso jamais será esquecido! 

Se permita ser canal de transformação na vida das pessoas.  Não retenha a ação de externar o AMOR ao próximo, simplesmente TRANSBORDE!

Artigo escrito por Stael Veiga.

Categorizado em: