A tecnologia de velório ao vivo nos proporciona uma reflexão crucial sobre a necessidade de cuidar e acolher, em sentimento, familiares e amigos que não podem estar presentes fisicamente em um dos momentos mais significativos da vida: a perda de um ente querido.

Por um lado convivemos com as pessoas enlutadas que necessitam ou que gostariam de receber um abraço das pessoas importantes, e que, neste momento de dor, não conseguem julgar e nem mensurar a dor de quem não pode estar presente. Por outro lado, há aqueles que carregam no coração a dor da perda, o vazio, buscando uma forma de se fazerem presentes, mesmo à distância, muitas vezes desconhecendo a existência dessa tecnologia de acolhimento.

O que é um velório ao vivo?

Cuidar e amenizar a dor e o processo de assimilação do luto de todas as pessoas envolvidas é uma necessidade e está entre as prioridades das empresas funerárias. O velório ao vivo é uma ferramenta tecnológica oferecida pelas mais inovadoras e acolhedoras empresas do segmento funerário, no Brasil e no mundo. Empresas de diferentes portes e localidades, unidas pelo mesmo propósito: proporcionar, de forma humanizada, que as pessoas possam se despedir de seus entes queridos, acompanhando a despedida e as homenagens em tempo real, e ainda que possam receber carinho através de mensagens.

Como funciona um velório online?

A transmissão do velório online se dá através de uma câmera instalada na sala de velório ou capelas de despedidas. A câmera não só transmite o ambiente de velório, mas possibilita também, ao conectado, acompanhar todas as homenagens que são prestadas neste importante momento.

Como contratar um velório ao vivo?

Dados estatísticos* comprovam que 89% dos familiares envolvidos em um processo de luto possuem, pelo menos, um ente querido ou um amigo importante que não pode estar presente. Distância, problemas de saúde, debilidade física, viagens, trabalho ou questões financeiras são apenas alguns dos motivos que impedem as pessoas de estarem presentes. Quando é identificada essa ausência, o familiar deverá contatar o atendente da empresa responsável por conduzir todo o processo funeral e solicitar a realização da transmissão ao vivo. Em um momento tão delicado, de extrema fragilidade humana como a perda de um ente querido, todo cuidado se torna indispensável.

(*Pesquisa realizada com 222 famílias enlutadas no Grupo Prever/SP entre os dias 23/08/21 a 10/09/21)

Como assistir um velório ao vivo?

Possibilitar que todas as pessoas acompanhem essa passagem é o propósito da Adiaŭ em parceria com empresas do segmento funerário. Hoje, as despedidas podem ser acompanhadas de qualquer dispositivo, seja um celular, tablet ou computador, de qualquer lugar do mundo, estando perto ou longe.

A transmissão só será liberada para os familiares e amigos portadores da senha de acesso à cerimônia, garantindo assim a privacidade de toda a família. Após a conexão, todos poderão acompanhar esse momento, seja através de homenagens físicas como uma coroa de flores para honrar e agradecer pela partilha de vida, seja recebendo carinho e afeto das pessoas queridas através de mensagens enviadas pelos participantes.

Como convidar pessoas para o velório online?

A transmissão do velório ao vivo ocorre de forma tranquila, fácil e segura. O familiar responsável por contratar o serviço funeral receberá do atendente um link de transmissão e uma senha de acesso, a qual poderá ser compartilhada pelos familiares em suas redes de contato.

Texto por Beatriz Brixner – Customer Success Adiaŭ

Categorizado em: