O segmento funerário representa um mercado onipresente globalmente, de vital importância para a toda a sociedade.
Principalmente após o impacto global da pandemia, o setor funerário tem se mostrado cada vez mais aberto a novas tecnologias e alinhado ao comportamento de uma população global cada vez mais digital.
Agora é chegado o momento em que, muito além da aplicação de um novo serviço ou tecnologia, é preciso que seja consolidada uma real mentalidade de inovação no setor. Um mindset inovador permanente e profundo, em que as empresas participem da evolução tecnológica ativamente e de forma colaborativa.
Inovação aberta no segmento funerário
Inovação aberta é um termo usado para promover uma mentalidade da era da informação, que segue em direção à inovação.
O termo foi originalmente referido por Henry Chesbrough como “um paradigma que assume que as empresas podem e devem usar ideias externas, bem como ideias internas, e caminhos internos e externos para o mercado, à medida que as empresas procuram avançar sua tecnologia”.
Atenta às formas mais modernas de inovação e desenvolvimento, a Adiaŭ acaba de efetivar mais uma importante etapa em sua jornada de desenvolvimento tecnológico no setor do luto: a disponibilização da primeira API desenvolvida especificamente para o segmento funerário.
O acesso a esta tecnologia representa um importante marco para o setor. “A disponibilização de uma API de integração permite que cada empresa do segmento possa indicar e participar ativamente, acelerando o desenvolvimento de novas soluções que beneficiarão diretamente suas próprias operações e todas as famílias atendidas, o que está diretamente relacionado a nosso propósito.” informa Denilson Rocha, Diretor Executivo da startup.
O que é uma API?
Uma API é uma porta de comunicação entre diversos sistemas ou softwares. Isto permite que diversas aplicações possam ser integradas com total facilidade e segurança, de forma automatizada.
Assim, os mais inovadores sistemas de gestão de cemitérios, crematórios e funerárias, bem como os mais modernos websites e APPs das empresas do segmento, poderão ter acesso direto à integração de dados e assim desenvolverem colaborativamente novas aplicações para seus próprios clientes.
Em termos práticos, isto significa que toda a rotina operacional dos ERPs ou softwares de gestão do segmento funerário podem ser integradas totalmente, gerando economia de tempo e aumento de segurança nos processos internos das empresas atendidas.
Da mesma forma, aplicações como websites e APPs podem ter acesso direto aos dados e personalizar com total liberdade suas interfaces gráficas (front-ends).
Quais aplicações podem ser feitas?
Como exemplos de aplicações reais das integrações via API no segmento funerário, podemos citar:
– A integração do cadastro de atendimentos de óbitos pelo sistema de gestão interna à geração automatizada da cerimônia virtual, que poderá estar disponível no website da empresa funerária imediatamente após um cadastro único;
– A integração de dados analíticos e de resultados, dentro do próprio sistema de gestão;
– A aplicação de regras personalizadas de vendas de coroas de flores e outros serviços para os participantes das cerimônias online, como por exemplo controlar a oferta de venda de forma integrada à disponibilidade de estoque;
– A integração de notificações em APPs ou outras ferramentas de comunicação interna ou diretamente aos familiares atendidos;
– A integração de rotinas processuais como geração do termo de aceite da transmissão da cerimônia ao vivo, já no primeiro atendimento dentro do software de gestão interna;
– A criação de inúmeras novas aplicações e soluções, através de inovação aberta aplicada diretamente ao segmento funerário.
Pioneirismo e vocação tecnológica
Todas estas vantagens e oportunidades confirmam que a solução Adiau, única empresa 100% especializada em velórios ao vivo no Brasil, está pronta para colaborar ativamente na revolução do relacionamento entre o segmento funerário e as famílias atendidas, em um mundo digital.
Para as empresas do setor, uma solução que fomenta inovação aberta em busca da melhor experiência e da maior eficiência operacional interna torna-se um grande diferencial competitivo em um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico.
Se você representa uma empresa do segmento funerário, não deixe de fazer parte desta inovação! Clique aqui e conheça todos os detalhes da tecnologia Adiaŭ!
Por Denilson Rocha – CEO Adiaŭ