O que é propósito?

Definição dicionário: intenção de fazer algo, projeto, desígnio. 

Verdadeiro significado: vontade visceral que sentimos de realizar, alcançar algo em prol de uma transformação positiva, seja ela qual for.

Acreditava-se que propósito era destinado a pessoas especiais, tais como: Nelson Mandela, Billy Grand, dentre outros.   São pessoas que vieram com um propósito específico de compreender e conscientizar o ser humano, disseminar a união e respeitar as diferenças dos indivíduos.

A questão é; nós também somos “especiais” e temos um propósito de vida.  Somos seres inteligentes, divinos e finitos.  Não estamos aqui por acaso. E nesse caso, se você não acredita nisso, está tudo bem, vai depender de sua crença.

Podemos não estar aqui amanhã, e quando nos damos conta disso, é importante procurar sermos pessoas melhores, fazer a diferença na vida de outras pessoas, causar transformações positivas naquilo que nos move,  por onde passarmos. 

Ter um propósito na vida é ter clareza do seu por que, qual o caminho a percorrer, e aonde se quer chegar. 

Existem pessoas que ainda se encontram adormecidas, não se despertaram para seu propósito. A vida toda passa e um grupo de pessoas fica assistindo.  A paisagem é nossa vida.  Qual paisagem de fato está assistindo? Se fôssemos pensar direitinho poderíamos dizer: Espera, pára que eu quero descer! Essa é uma reação de quem cansou de ser um expectador, não quer ser coadjuvante da sua história, e sim um protagonista.

Muitos ainda irão preferir ficar no estado vegetativo, e está tudo bem também, não tem problema. O tempo vai passar e lá na frente, alguns sentimentos de arrependimento podem vir à tona.  Então o tempo de se encontrar é agora!

Quando abrimos o coração para entender o propósito, tudo ao redor se transforma, para melhor, é claro.  Descobrimos nosso talento e o que nos estimula a cada dia.

Se não me reconheço naquilo que faço, a vida vai perdendo sentido, é por isso que vivemos insatisfeitos.  Não conseguimos nos realizar porque estamos presos inconscientemente.

Cumprir o propósito, inspirar as pessoas, exige mais do que palavras motivadoras e discursos eloquentes. Exige pessoas simples e comuns, movidos por um desejo ardente.  Ter paixão naquilo que se propõe a fazer.

“Quem tem um propósito, seja em qualquer área da vida, não o negocia por propostas, sejam elas quais forem”.

Aí eu pergunto:  O que te move?  Qual é a sua causa?  Qual é a motivação  que te faz levantar todos os dias pela manhã com brilho nos olhos e te impulsiona a realizar algo que te faz feliz e consequentemente muda a vida daqueles que te cercam?

Se você ainda não se conectou com seu propósito, fique atento aos sinais emitidos durante a sua trajetória profissional, pessoal ou espiritual.   Você pode estar no processo de preparação para viver seu propósito.

Para reflexão: “Se o seu propósito for tão somente ganhar dinheiro, não sofra. É para isso e pronto. Se for realizar-se, ter uma percepção autoral, obter reconhecimento, então esse é o lugar e ofício errado. O dinheiro, o reconhecimento é uma consequência. É a colheita das sementes que estão sendo plantadas no decorrer do processo”. (Mário Sérgio Cortella).

 Pensemos nisso!

Texto escrito por Stael Veiga

Categorizado em: