I Seminário de Tanatologia – Cerimonial Fúnebre durante e após a pandemia

 



Nos dias 28 e 29 de Junho de 2021, aconteceu o I Seminário de Tanatologia - "Cerimonial Fúnebre durante e após a pandemia", organizado pela ABT - Associação Brasileira de Tanatologia, representado pelo  Dr. Paulo Coelho, Presidente da Associação.

O evento foi conduzido por Dr Paulo Coelho e pelo mestre de cerimônias,  André de Oliveira Machado, que o fez com muito  "esmero e excelência".


Neste evento tivemos a participação de vários palestrantes abordando diversos assuntos, extremamente relevantes para o setor funerário e também para toda sociedade, que será a maior beneficiada não somente durante o período em que a Covid-19 gera grande impacto na vida de todas as pessoas, mas sobretudo no momento pós pandemia.

Os temas abordados foram:

 1 - Doulas da morte e cuidados no término da vida.                                                                                         Palestrantes - Ana Portillo e Tatiana Santana  - AmortSer

 O trabalho das Doulas da Morte consiste em dar apoio emocional e espiritual para pessoas com pouco tempo de vida e acolhê-las para que tenham uma morte digna e suas escolhas respeitadas. 

A sensibilidade da explanação da palestra foi de suma importância. Muito tem se falado do “novo normal” que precisamos nos adaptar, mas acima de tudo, é importante lembrarmos que, diante deste cenário, continuamos mantendo nossas essências enquanto seres humanos. Principalmente para quem tem um familiar passando pelo processo de finitude, em geral um momento muito difícil, ter a oportunidade de contar com as Doulas da Morte durante este processo certamente poderá ser muito mais confortante.

O mais tocante foi a abordagem do “estado de presença”, a necessidade de não se sentir sozinho, a conexão do "olho no olho", as  "mãos estendidas”, o melhor direcionamento e principalmente o carinho, o acolhimento que é transbordado no ato deste cuidado tão especial que faz com que o ente querido tenha um final de vida com suas vontades respeitadas e honradas. 

2 - Importância do Cerimonial Fúnebre durante e após a pandemia.                                                 Palestrante - Professor Ricardo Péculo

Tivemos a honra de ter a contribuição e participação diretamente da Argentina, do nosso mestre e especialista em cerimonial fúnebre, que abordou a importância de mantermos os velórios e despedidas principalmente em casos de velórios por motivos que não sejam Covid-19, pois as homenagens não tem valor econômico e sim emocional.

É o momento sensível que a família precisa para o fechamento de um ciclo da vida e faz parte da elaboração do luto, evitando assim futuros traumas que possam ocorrer em função dessa ruptura. Importante explanação, validando a dor da família e respeito a tradição do velório. 

3 - Cerimônias Virtuais - Acolhimento e inclusão que geram boas oportunidades.                   Palestrantes: Alexandre Oliveira e Denílson Rocha – Adiaŭ

As cerimônias virtuais são uma solução tecnológica que aproximam todos que não podem participar presencialmente, permitindo que todas as pessoas importantes em vida possam participar da cerimônia de despedida, neste momento de apoio e acolhimento.

Os palestrantes demonstraram claramente como a tecnologia é de grande importância para a família enlutada, trazendo vários casos de uso e transformação na vida de pessoas que puderam participar das cerimônias virtuais.

Para os gestores de empresas do segmento do luto, foram apresentadas informações completas sobre como o serviço pode impactar positivamente a experiência das famílias que compõem a sua base de clientes, agregando muito valor ao serviço prestado e também gerando novas oportunidades de negócio ao nutrir o relacionamento com um grande número de pessoas que não podem participar presencialmente das cerimônias.

4 - Cerimônias de despedidas e homenagens póstumas, que aproximam.                                       Palestrante:  Stael Veiga  - Movimento  “vidAMORte”

Palestra abordando o propósito e a importância de termos a  clareza específica de nossa  causa e o que nos move todos os dias nesta nobre missão de acolhermos famílias enlutadas e honrarmos os entes queridos com ações simples e genuínas.  

Importante abordagem em tempos de isolamento social. Com a pandemia, as cerimônias de despedidas se mantiveram, no contexto presencial e online, e foi necessário inovar com outros formatos para manter as famílias próximas. É importante enfatizar o quão  importante é, manter este rito tão sensível. É a última oportunidade que a família tem para se despedir do seu ente querido.

As cerimônias de despedida aproximam as famílias através das homenagens personalizadas ao ente querido, dos reencontros. Muitas das vezes acontecem reconciliação, perdão, e até cura emocional, isso é claro, depende da ambiência proporcionada para as famílias. Aproxima a sociedade do enfrentamento da discussão do tema “vida e morte”, a partir de experiências positivas resgatando memórias afetivas. Eterniza um momento mais leve fazendo com que famílias se sintam acolhidas e confortadas, ajudando assim, na elaboração do luto.

O evento foi um sucesso! Tivemos vários representantes do setor funerário, totalmente envolvidos nas questões de homenagem, humanização e acolhimento.

É importante enfatizar que estamos no momento de grande oportunidade de fazermos a diferença positiva nesta geração com atitudes simples e acessíveis; numa perspectiva de humanização única. Momento que ficará para a história da humanidade, onde temos a missão de inspirar outras Instituições do setor, através de um propósito genuíno de cuidar de outras pessoas e de transformar o momento de dor em amor, transformar o ambiente de "morte" em "vida".

Te convidamos a fazer parte deste "Mover".   Será transformador para cada um de nós, como pessoas e profissionais,  para o setor funerário, e principalmente para a sociedade.

Segue abaixo contato dos palestrantes:

  •  Associação Brasileira Tanatologia /ABT  - (51)  9163 4680
  • Tatiana Barbieri Santana  -  AmorTSer  - (51)  8276 6792
  • Ana Portillo - AmorTSer  - (51)  9866 9455
  • Professor Ricardo Péculo - (54)   9 11 6685 8622
  • Alexandre de Oliveira - Adiaŭ  (37)  8851 1227 
  • Stael Veiga -  Movimento vidAMORte - (27)  98814 0190
  • André Machado (Locutor e Mestre Cerimonialista) - (51) 98474-3906




Comentários

  1. O Seminário foi muito produtivo, com temas atuais e que possibilitaram reflexões e projeções, na busca de acolher as famílias enlutadas. Parabéns a Adiau por sua importante participação

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Há como assistir ao Seminário por gravação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maisa, boa tarde! Agradecemos sua mensagem.
      Referente sua pergunta, o vídeo do Seminário ainda está em fase de edição. Assim que for publicado eu lhe informarei. Peço que aguarde, por gentileza.

      Excluir

Postar um comentário