Você sabe como deve se comportar num velório ou cerimônia de despedida?

É importante pararmos para pensar sobre como devemos nos comportar em velórios e cerimônias de despedidas.  Tradicionalmente o fazemos presencialmente e atualmente temos a opção online.  Manter um comportamento leve e sutil, faz toda a diferença. 

Vou listar abaixo algumas dicas simples e úteis para orientação no dia a dia:

1) É imprescindível saber o que dizer e como nos posicionar.

Às vezes, na tentativa de confortar a família,  verbalizamos frases como: "Ele (a) ia preferir assim” ou "foi à vontade de Deus” ou “com certeza ele(a), está num lugar melhor".  

Essas frases são comuns, mas podem não soar bem aos familiares.   Você poderá substituir por: “não posso imaginar o tamanho de sua dor” ou “você não está sozinho" ou “sinto muito por esse momento tão delicado”

Dependendo do cenário, um olhar "terno e acolhedor" é o suficiente.   Às vezes é melhor e sábio ficar em silêncio. Se aproxime e seja prestativo, ajude no que for preciso, deixe a família simplesmente te ver e sentir a sua presença.

Evite os excessos.  Se desloque até a família e ao ente querido, com sutileza, evite falar alto ou dar risadas. Deixe seu celular em modo silencioso, lembre-se que é um momento sensível e delicado.  Substitua a agitação por atitudes que levem paz à família enlutada.  

2) Referente ao vestuário.

Devemos sempre ter bom senso.  Essas ocasiões pedem roupas comportadas, formais ou informais, em cores de tons sóbrios, sapatos e maquiagens discretas. A intenção não é chamar a atenção e sim dar atenção aos familiares.

3) Velórios online.

Pode ser que você esteja  presente num velório online e a família não fique ciente. Frente a isso, o mais assertivo é deixar uma mensagem carinhosa.  Sendo assim, a família receberá seu "abraço" através da mensagem e se sentirá confortada.  

4) Não deixe de fazer sua homenagem.

Sua presença será uma homenagem, mas se não for possível, envie um arranjo floral com uma mensagem carinhosa, ou uma mensagem acolhedora através do celular, e neste caso, você ainda poderá enviar uma foto junto ao ente querido contextualizando um momento feliz e  proporcionando boas lembranças.

A sua presença, ou o envio de mensagens e homenagens, com certeza ajudará a família no processo de elaboração do luto, pois eles não se sentirão sozinhos e irão eternizar um momento com mais leveza. As homenagens têm um valor sentimental enorme. 


E por fim, se não puder comparecer de forma alguma, envie uma mensagem de condolências justificando sua ausência.  Com essa atitude você demonstrará carinho, respeito e que realmente se importa com a dor da família e quer de alguma forma demonstrar seu afeto.

E pra finalizar,  exercitar a empatia e compaixão é muito importante.  O fato de nos colocar no lugar do outro, principalmente neste cenário,  nos impulsionará a ter atitudes de amor para levar alívio ao nosso próximo.  São atitudes que trará benefícios para ambas as partes.  

"Produza alívio.  Já há dor demais dentro das pessoas". *¹

Podemos verdadeiramente transformar momentos de “morte” em “vida”,  com atitudes simples e sinceras.


 *¹ Frase atribuída ao Prof. Alexandre Silva - Enfermeiro, Doutor na temática dos Cuidados paliativos. 

 

 

 

Comentários