O mundo moderno, muitas vezes, gera ansiedades, o que nos estimula a deixar de viver o presente e entrar em conexão com outros momentos e tempos. Se estivermos focados no futuro, podemos mergulhar em uma curva de apreensões, já que ainda não realizamos ou vivenciamos o que está por vir.

Se nos voltamos excessivamente ao passado, podemos trazer à tona mágoas, tristezas ou outros sentimentos negativos que nos impedem de romper naquilo que nos bloqueia de viver uma vida plena, feliz e com significado.  .

Viver o presente não significa falta de comprometimento com tudo o que faz parte da vida. Viver o presente é estar atento ao momento atual, é entender que nossa vida é um conto ligeiro e que a qualquer momento não podemos mais estar neste mundo, por esse motivo não podemos perder tempo.

Seja para quem tem ou não, uma rotina movimentada com muitas obrigações e compromissos profissionais e pessoais, o melhor a fazer é viver o momento atual, pois esse modo de atenção permite que nossa consciência esteja alerta para atuar da melhor maneira na tomada de decisões, beneficiando a nós mesmos e a quem nos rodeia, pois o amanhã é outro dia e não temos controle do que virá.

Não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, basta cada dia o seu mal, pois o dia de amanhã trará suas próprias preocupações.

A expressão “pré-ocupação” significa se ocupar de algo antes que tenha acontecido. Essa inquietação, normalmente, é atravessada pelo desejo de querer controlar o futuro e por expectativas criadas pela nossa mente. Assim não estaremos aptos a tomar as melhores decisões e, sobretudo, viver a plenitude do presente, com o sossego que nos permite avaliar, compreender e planejar a vida sem ansiedade ou controle, mas com êxito e sabedoria.

A vida é o período entre o nascimento e a morte. A vida é, portanto, o tempo de nossa existência. A vida é o que é! A armadilha é querer resolvê-la, não aceitar o momento e estar sempre insatisfeito. 

É importante aceitar o momento. Lembre-se: o que está acontecendo em sua vida é o que tem que acontecer e sempre traz ensinamentos, principalmente quando acolhemos e aceitamos essa experiência. A não aceitação é o bloqueio que provoca total insatisfação.

Nossa vida é um presente, acordamos a cada manhã e temos a chance de respirar e poder viver mais um dia no presente, mesmo frente às adversidades. Mas só o fato de estarmos vivos nos dá a esperança que outros dias virão melhores ou piores e temos a escolha ou a decisão de fazer com que cada dia seja inspirador e que valha a pena ser vivido. 

Só depende de mim e de você!

Para reflexão:

“A verdadeira generosidade para com o futuro consiste em dar tudo ao presente”. (Albert Camus)

Texto escrito por Stael Veiga

Categorizado em: